Quem é quem
Coordenadora do PAI
Guirlanda Ponte
Guirlanda de Fátima Távora Ponte é servidora pública de carreira, com ampla experiência na área de gestão de pessoas, políticas públicas e desenvolvimento institucional.
Formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará – UFC e pós-graduada em Políticas Públicas e Recursos Humanos, atualmente exerce a função de Coordenadora da Célula de Promoção da Qualidade de Vida do Servidor (COPAI) da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (SEPLAG/CE), sendo responsável pela concepção, articulação e execução de programas voltados ao bem-estar, valorização e qualidade de vida dos servidores ativos e aposentados.
Com trajetória sólida e reconhecida na temática do envelhecimento ativo, Guirlanda tem liderado iniciativas pioneiras que buscam garantir aos servidores públicos longevidade saudável, participação social e dignidade, integrando saúde ocupacional, prevenção, segurança e proteção social.
Ao longo de sua atuação, destacou-se pela liderança em projetos estratégicos que unem planejamento governamental, inovação em políticas públicas e valorização do capital humano, consolidando práticas inovadoras que fortalecem a política de gestão de pessoas no serviço público estadual.
Reconhecida pela capacidade de integrar equipes multidisciplinares e promover soluções eficazes, Guirlanda tem contribuído para transformar a COPAI em referência nacional no desenvolvimento de ações que priorizam a dignidade, a saúde e o engajamento dos servidores. Seu trabalho busca alinhar inovação, responsabilidade social e valorização humana, garantindo que o setor público avance em direção a um modelo mais humano, inclusivo e sustentável.
Secretário do Planejamento e Gestão
Alexandre Sobreira Cialdini
Pós-doutor em Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa), doutor em Administração e Políticas Públicas pela mesma instituição, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza, possui especialização em Políticas Fiscais, pelo ILPES/CEPAL (Chile) e pós-graduação em Gerência Avançada de Finanças Públicas, pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (Ebape) da Fundação Getúlio Vargas.
É auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) e possui larga experiência em gestão pública.
Foi secretário de finanças dos municípios cearenses de Caucaia (2023-2024) e Eusébio (2021-2023). Atuou como secretário de Finanças e Planejamento em São Bernardo do Campo (SP) entre 2013 e 2015, em Fortaleza (CE) de 2005 a 2012 e em Aquiraz (CE) de 2001 a 2003. Também foi secretário de Finanças do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (2013), superintendente da Controladoria na Sefaz-CE, integrou a equipe de formulação e acompanhamento da Lei Complementar 123/2006 (Estatuto da Microempresa), fez parte do Comitê Gestor do Simples Nacional (2006-2010) e presidiu a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (2010-2012). Atualmente, integra o grupo de trabalho no Programa de Assessoramento Técnico à Implementação da Reforma da Tributação sobre o Consumo.
Na área acadêmica, foi professor concursado da Universidade Federal do Ceará, nas disciplinas de Contabilidade Governamental I e II, Auditoria Governamental e Auditoria Fiscal, além de professor em outras instituições de ensino superior, ministrando disciplinas na pós-graduação de Auditoria Fiscal e Governamental, Aspectos tributários e de arrecadação, Finanças Públicas, Orçamento Público, Contabilidade Governamental e Lei de Responsabilidade Fiscal. Possui ainda trabalhos acadêmicos publicados por instituições como Ipea, BID, Pnud, Fórum das Federações e Lincoln Institute of Land Policy, além de ser autor de livros como “A Trajetória da lei de Responsabilidade Fiscal: da Gestação à Pandemia – Os Efeitos nos Estados Brasileiros”.